segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DESPERTAR




Aproveitando que este ano a campanha da Fraternidade traz como tema “Fraternidade e Vida no Planeta” gostaria de socializar uma belíssima reflexão que recebi. Conhecer e refletir sobre as possíveis implicações pela má utilização dos recursos naturais e pelo uso inconsciente de determinadas tecnologias é fundamental para repensar nossas atitudes.
Acesse o link:  "Mãe Terra"
Espero que gostem!   

Nanociência e Nanotecnologia: Ficção ou Realidade


Uma nova revolução tecnológica está em curso. Trata-se da Nanociência e da Nanotecnologia, uma área que está em pleno avanço e traz perguntas até há pouco impensáveis, cujas respostas estão vindo paulatinamente ou ainda inexistem. Aplicações que vão da produção de alimentos e fármacos à criação de computadores diminutos e ultra-velozes.
Acesse o link abaixo e conheça um pouco deste universo nanométrico: 
Trabalho desenvolvido durante uma disciplina do mestrado. Acessem e boa viagem!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Buracos Negros

Os buracos negros resultam da “explosão” de estrelas que possuem uma massa inicial cerca de 25 vezes a massa do nosso Sol. Mas atenção, nem todos os buracos negros são iguais. Eles podem ser divididos em dois grupos, dependendo de sua origem e massa: os buracos negros estelares - com massas de até sete vezes a massa do nosso Sol - e os supermacivos, que se acredita estarem no centro de galáxias e possuírem massa da ordem de milhões de vezes a massa do Sol. Nas proximidades de um buraco negro, o campo gravitacional é tão forte que não é possível dispensar o uso da teoria da relatividade geral. De acordo com ela, quanto mais intenso for um campo gravitacional, menor será o intervalo de tempo medido por quem sente este campo intenso em relação à outra pessoa que sente um campo de menor intensidade. Isto causa algumas consequências muito estranhas.

Sensor ultrassônico auxilia deficiente visual

Um sensor para deficientes visuais, desenvolvido pelo físico Edivaldo Amaral Gonçalves, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), foi o primeiro colocado no Concurso Pró-Inovação Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), com apoio do Ministério de Educação (MEC).



“Quanto mais próximo o objeto detectado, mais intenso é o sinal vibratório. Assim, além de ser informado da existência de obstáculos à sua frente, o usuário também consegue saber a sua distância aproximada para antes conseguir desviar deles”, explica Edivaldo Gonçalves.
Para saber mais acesse: "Sensor ultrassônico auxilia deficiente visual"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

“Trânsito Parado em túnel e motor ligado não combinam”

Ao parar o carro dentro de um túnel o motor dever ser obrigatoriamente desligado. Por mais que pareça ser ventilado sempre existe um aumento na concentração do monóxido de carbono que provem da combustão do motor e é tóxico.
Quando os carros passam pelo túnel o próprio movimento dos carros e os exaustores fazem com que o monóxido seja dissipado para a atmosfera. Recomendar desligar o motor quando há congestionamento dentro de túneis é uma tentativa de evitar o aumento perigoso da taxa do monóxido de carbono, que é fatal ao ser humano quando respirado por algum tempo. Esse gás dá sonolência e pode levar a morte. Como as hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no nosso organismo, tem “maior preferência”, ligam-se com maior facilidade ao monóxido de carbono, em detrimento do primeiro, a presença do monóxido bloqueia no nosso organismo a capacidade do mesmo obter o oxigênio necessário.
É justamente por isso que em cidades muito frias as garagens possuem sistemas de ventilação para renovar o ar e evitar o acúmulo de monóxido de carbono liberado pelo motor do carro que em situações como esta fica um certo tempo ligado para o aquecimento necessário.