Ao parar o carro dentro de um túnel o motor dever ser obrigatoriamente desligado. Por mais que pareça ser ventilado sempre existe um aumento na concentração do monóxido de carbono que provem da combustão do motor e é tóxico.
Quando os carros passam pelo túnel o próprio movimento dos carros e os exaustores fazem com que o monóxido seja dissipado para a atmosfera. Recomendar desligar o motor quando há congestionamento dentro de túneis é uma tentativa de evitar o aumento perigoso da taxa do monóxido de carbono, que é fatal ao ser humano quando respirado por algum tempo. Esse gás dá sonolência e pode levar a morte. Como as hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no nosso organismo, tem “maior preferência”, ligam-se com maior facilidade ao monóxido de carbono, em detrimento do primeiro, a presença do monóxido bloqueia no nosso organismo a capacidade do mesmo obter o oxigênio necessário.
É justamente por isso que em cidades muito frias as garagens possuem sistemas de ventilação para renovar o ar e evitar o acúmulo de monóxido de carbono liberado pelo motor do carro que em situações como esta fica um certo tempo ligado para o aquecimento necessário.