sábado, 2 de abril de 2011

A TERRA É REDONDA?

Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA), com a ajuda do satélite GOCE, construiram o mapa mais preciso já feito até o momento da gravidade da Terra. A imagem foi divulgada nesta quarta-feira (31/03) durante uma conferência em Munique (Alemanha). O modelo chamado de Geóide, mostra minuciosamente que a terra não é redonda.


O satélite GOCE (sigla em inglês de Explorador da Circulação Oceânica e do Campo Gravitacional) foi lançado em março de 2009 e já recolheu mais de 12 meses de dados sobre a gravidade. De acordo com a ESA, essas informações são essenciais para medir a movimentação dos oceanos, a mudança do nível do mar e a dinâmica do gelo e para entender como são afetados pelas alterações climáticas.
A ESA também explica que os dados podem ajudar a entender mais profundamente os processos que causam terremotos, como o evento que assolou o Japão no dia 11 de março. Do espaço, é praticamente impossível para os satélites observarem a dinâmica dos tremores visto que o movimento das placas tectônicas ocorre abaixo do nível dos oceanos. Contudo, segundo a ESA os tremores costumam deixar um "rastro" na gravidade do planeta, o que pode ajudar a entender o mecanismo de um terremoto e, quem sabe, antecipar sua ocorrência.
A ideia dos pesquisadores da ESA é continuar medindo a gravidade até o final de 2012. O satélite GOCE pesa uma tonelada (1000kg) e orbita a baixa altitude.

0 comentários:

Postar um comentário