quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Qual a velocidade do avião durante a decolagem?


Tanto na decolagem como no pouso não existe uma velocidade fixa. Esta varia em decorrência de alguns fatores, tais como: peso da aeronave, condições climáticas, dimensões da pista e percentual da potência utilizado pelo motor.  
Os aviões precisam de uma velocidade elevada para que a diferença entre a pressão na parte inferior e superior da asa seja suficiente para a sustentação da aeronave. Para aeronaves maiores e mais pesadas maior terá que ser o comprimento da pista. 
Esta velocidade é sempre calculada pelas equipes operacionais que levam em consideração os fatores listados acima. Ela é medida em knots (1knots = 1,852km/h). Costumam dizer que tanto para o pouso quanto para a decolagem ela está na faixa de 140 knots (260km/h), mas como dito anteriormente é preciso levar em consideração a aeronave em questão, as características da pista e as condições climáticas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado, estão corretas suas afirmações, são vários os fatores que influenciam. Utilizamos tabelas com variáveis de peso, vento, temperatura, pressão, condições operacionais, pista molhada, obstáculo, dentre outros. A faixa para decolagem e pouso fica entre 120 e 150 nós, dependendo desses fatores acima.
Referência: http://www.aviationforall.com/qual-a-velocidade-de-um-aviao/

Unknown disse...

Bem esclarecedor, professor André!
Gostei da conversão dos knots,em km/h!

Postar um comentário